ENTREVISTA EXCLUSIVA: Elias, sanfoneiro da banda Aviões do Forró

Elias Ferreira - Sanfoneiro/Aviões do Forró

Em seu lançamento oficial, o Blog do Bar do Avião entrevistou com exclusividade o músico Elias Ferreirra Gustavo, conhecido como Elias Mearim, sanfoneiro da banda Aviões do Forró. O mesmo nasceu e reside no Sítio Mearim, em Quixeramobim/CE. Tem um filho de 12 Anos, o Elias Sousa, e é noivo da estudante Gecika Cardoso. Confira abaixo a entrevista!

Elaboração/Realização/Revisão: 
Giselle Santos


(Presidente do Bar do Avião)


1. Elias, o que você fazia antes de ser músico?

“Já fiz de tudo um pouco. Como nasci e cresci no interior trabalhei na agricultura até meus 18 anos, conciliando sempre com o colégio e outros serviços. Exemplo: Fui telefonista, babá (risos), vendedor, caixa de mercantil, etc. Aos 12 anos comecei a tocar teclado, dai fiquei entre colégio, agricultura e música. Depois, aos 18 anos, vim pra Fortaleza onde começou minha trajetória até chegar na banda Aviões do Forró”.

2. Em que momento surgiu o interesse por música? Teve influência de alguém?

“Meu pai, Seu Nozim, é sanfoneiro e o sonho dele era que eu e meu irmão, Isaias, seguíssemos os passos dele na musica. Um dia ele me chamou e quis me ensinar, daí pegou a sanfona dele, a qual sentia muito ciúmes, e começou a me ensinar e eu sem interesse algum comecei a destruir o instrumento, ele quase que me bate (risos) e disse ‘Você não toca mais na minha sanfona’. Daí chamou meu irmão Isaias e começou a ensiná-lo, e eu vendo que ele estava aprendendo e vendo a felicidade do meu pai fiquei com ciúmes e disse comigo mesmo ‘eu vou aprender a tocar e meu pai vai sentir muito orgulho de mim’. Fiquei aprendendo escondido, porque ele não me deixava pegar na sanfona. Certo dia teve um forró aqui e antes que ele chegasse eu peguei a sanfona e fiz uma surpresa, ele ficou muito feliz. Então o interesse surgiu quando vi a felicidade dele vendo meu irmão tocar. E minha influencia chama-se Seu Nozim, meu pai”.

3. Quantas e quais bandas você já trabalhou? 

“Toquei teclado e sanfona em três bandas aqui perto do meu interior Mearim, Forró do Povo, Mel com Leite e Gatinhos do Som. Dai fui seresteiro, carreira solo Elias dos Teclados. Como não deu certo, voltei a tocar novamente dessa vez só teclado em duas bandas de forró em Quixeramobim/CE - Felipão e o Forró Sanfona de Ouro e Delírios do Forró, por três anos. Depois voltei a tocar na noite seresta no Grupo Jovens, me dei mal de novo (risos), ai disse: ‘Não vou mais ser tecladista não, vou ser sanfoneiro’. Daí comecei minha carreira de sanfoneiro em um grupo de teclado e sanfona em  Quixeramobim/CE, Forro Beleza Pura, pra orgulho do meu pai e com seu apoio deixei o sertão e vim pra capital, Fortaleza, onde trabalhei em mais quatro bandas: Passaport, Balança Neném, Aviões do Forró, Forró dos Plays  e novamente Aviões do Forró. Resumindo, no total 11 bandas”.

4. Como e quando surgiu o convite para fazer parte da família Aviões do Forró?

“Na casa da banda que fui trabalhar em Fortaleza tinha um Studio de gravação no qual a banda Aviões do Forró estava gravando seu vol.1. Daí logo na minha chegada tive a benção de conhecer um dos proprietários da banda Aviões do Forró, Carlos Aristides, o qual foi logo brincando comigo e perguntando pro meu patrão se era eu o novo sanfoneiro e ele disse sim. Daí Carlos Aristides mandou eu pegar uma sanfona que eu nunca tinha visto na minha vida e mandou eu tocar, eu até que tentei (risos) então mandou eu estudar que um dia me colocaria numa banda boa. Um ano depois  ele mim colocou na Banda Balança Neném  a qual passei três anos, daí o dono da banda resolveu dar um tempo e eu já tinha uma certa amizade com os donos, músicos, o produtor e o próprio Xand. Daí surgiu o convite. Eu estava vivendo um sonho de estar na melhor banda de forro do mundo. Vivi esse sonho durante 6 meses, dai Carlos Aristides me chamou e disse que eu iria passar um tempo no Forró dos Plays, onde fiquei por 3 anos e no dia 24/08/2011 veio a notícia de que voltaria para Aviões e aqui estou. Com as bênçãos e a Graças a Deus”.

 5. Esse ano de 2012 a banda Aviões do Forró está comemorando 10 anos de sucesso. Na sua opinião, qual o diferencial dessa banda que arrasta uma multidão de fãs por onde passa?

”O sucesso da Banda Aviões do Forró é a junção perfeita e competente desde a Diretoria, Produção, Músicos, Técnicos, Ballet, Xand e Solange com o Público. Aonde Aviões chega, todos da banda dão total atenção aos fãs, desde a descida do ônibus pro hotel, pro palco, antes e depois de um show. As brincadeiras de Xand durante o show com Solange, com os músicos, com o balé e com o público. A escolha das músicas, o ritmo certo, a interpretação. Em fim, Aviões do Forró é isso. Simplicidade, Respeito, Orgulho e Alegria. POR ISSO O MUNDO É AVIÃOZEIRO”.

6. Há uma sintonia muito grande entre os integrantes da banda, desde a produção até os músicos e vocalistas. Quem da banda você mais se identifica e porque?

“Me identifico muito com Xand, a história dele é muito parecida com a minha. Nosso gosto musical, nosso passado e nossa luta por nossos sonhos e ideais. Eu sou fã e admirador Dele!”.

7. A sanfona (acordeom) é um instrumento de extrema importância numa banda de forró e você é um ótimo músico. Você entrou no Aviões no lugar do Walci Silva, também excelente profissional e muito querido pelos fãs. Teve algum receio em como seria recepcionado pelos fãs? Por que?

“Eu sou fã e Amigo do Walci, substituí-lo não é fácil. Tive minha primeira experiência quando fui para a banda Forró dos Plays, ele era o sanfoneiro, senti medo de cumprir aquela tarefa tão difícil, mais graças a Deus tive um apoio geral da Samyra Show e da banda, pois eu tinha amizade com todos e deu certo. Voltei a substituí-lo dessa vez na maior banda de forró do mundo, Com o total apoio e força dado pela banda, amigos, família e minha noiva. Me senti fortalecido. Daí agarrei essa oportunidade com unhas e dentes e aos poucos fui conquistando os fãs, que por sua vez me receberam com os braços abertos. Mas graças a Deus Aviões, Elias e fãs está sendo um casamento perfeito”.

"Me identifico muito com Xand"

8. Quando e qual foi o show mais marcante que você já participou com Aviões do Forró?

“Dia 11 de Outubro de 2011, estacionamento do Forró no Sítio, Fortaleza/CE, Aniversário de 9 Anos da banda Aviões do Forró. Ver aquela multidão de fãs cantando todas a músicas, estar participando daquela festa e poder dividir o palco com Ivete Sangalo. Meu povo se eu me arrepiava todo a cada show ao lado de Xand e Solange, imagina com Xand, Sol e Ivete?! Sensação inexplicável, vai ficar pra sempre marcado esse dia em minha vida”.

9. Entrevistas para programas exibidos em rede nacional, turnê na Europa, música na novela em horário nobre, diversos prêmios conquistados e em Agosto tem a comemoração dos 10 anos do Aviões do Forró. Qual a expectativa para essa grande festa? Pode nos adiantar alguma coisa do evento?

“A expectativa é maior possível, afinal vai ser um evento grandioso e nós que fazemos a família Aviões do Forró estamos tão ansiosos quanto os fãs. Só posso adiantar que vai ser lindo, perfeito e que os fãs podem ter certeza que o presente de 10 anos vai ser inesquecível”.

10. Os fãs gostam muito de conhecer mais sobre os integrantes do Aviões. Quem é o Elias fora dos palcos?
“Uma pessoa simples e temente a Deus, super alto astral, vivo sorrindo a toa. Amo a paz e a tranquilidade do campo, sou muito familiar, amo ficar com meus pais, meu filho, irmãos e minha noiva. Sou sincero, detesto mentiras e falsidades, tenho muita facilidade para fazer amizades. Em fim, Elias é ... ALEGRIA, PAZ E SIMPLICIDADE”.
11. Quais projetos você já realizou e/ou ainda pretende realizar pessoalmente e profissionalmente?

“O projeto que tenho em mente é modernizar meu Mearim, estou prestes a dar de presente um casarão lindo pro meus pais. Pretendo construir uma capela e deixar esse paraíso ainda mais lindo e montar um negócio relacionado ao meu trabalho. Profissionalmente me sinto realizado e com a certeza de que posso ir muito mais longe sempre com as bênçãos do senhor Jesus”.
12. Você segue nosso perfil oficial no twitter, @BarDoAviao, e acompanha nossos posts diariamente, interagindo sempre. O que acha da ideia de lançarmos um blog oficial?
“Seria muito bom. Hoje as redes sócias tem um poder muito grande no mundo. É uma ferramenta muito poderosa. E como o @BarDoAviao ajuda muito nas divulgações de tags, etc... Dou total apoio.
13. Bate bola, jogo rápido.
Um amigo: meu pai
Um medo: ficar preso no elevador
Um sonho: ver a humanidade em paz
Uma música: sonho impossível. Maria Bethânia
Uma comida: baião de dois com cará tilápia assado
Um livro: o Futuro da Humanidade, de Augusto Cury
Um perfume: Essencial
Uma frase: O senhor é meu pastor, nada me faltará.
Uma palavra bonita: amor
Uma palavra feia: vingança
Um lugar: Mearim
Uma pessoa: Gecika, minha noiva.

14. Agradecemos sua colaboração em nos conceder essa entrevista. E deixamos o espaço aberto para algo mais que queira acrescentar. 

“Quero agredecer ao @BarDoAvião e dizer que me sinto honrado pelo o espaço e pelo o carinho. Obrigado que o senhor Jesus os abençoe. Abraços deste sempre Aviãozeiro @eliasmearim”.

O Bar do Avião agradece a colaboração e pronto atendimento do Elias com nossa equipe.
Sigam o Elias no Twitter - @eliasmearim
Acesse o Site Oficial Aviões do Forró - Clique Aqui!